As forças armadas russas desenvolveram um drone inovador chamado Perun, projetado para ataque e transporte, com capacidade de carregar até 200 kg de carga. Este veículo aéreo não tripulado (VANT) é controlado por um software russo e é concebido para executar uma ampla variedade de missões, como entrega de cargas pesadas, reconhecimento, operações de busca e resgate, incluindo a evacuação de feridos, e lançamento de grupos aerotransportados na retaguarda do inimigo .
O Perun é uma solução logística eficiente e econômica, capaz de realizar em um único voo o que antes exigia 13 voos. Além disso, o drone pode transportar armas, como mísseis antitanque, e é considerado uma opção viável para evacuação médica de feridos em zonas de combate .
Durante a demonstração do Perun, foram apresentados vídeos de diferentes versões do drone, incluindo uma com rotores coaxiais capaz de transportar um homem armado pendurado em uma corda, e outra versão equipada com um míssil antitanque Fagot montado no topo. O Ministério da Defesa russo planeja testar o drone também com uma metralhadora e um míssil lançado do ar .
O desenvolvimento do Perun surge em resposta à necessidade de uma plataforma similar ao drone Baba Yaga, utilizado pelas forças armadas ucranianas, que tem se mostrado eficaz na entrega de suprimentos e artilharia às tropas em combate .